Pensamentos, reflexões, percepções, inquietações, provocações, proposições, análises, especulações, prospeções, sonhos... A Esperança não decepciona (Rm 5, 5)
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
One Year of Leaven in the Dough
I have a great joy to share my satisfaction to complete one year since this blog was created. Its 32 posts were already accessed by almost 5000 readers in countries like USA, Canada, Spain, France, Germany, Russia, China, Slovakia, Vietnam, and Malasya.
I want to thank the prestige of readers and reaffirm my committment to bring reflections that lead to questioning on dignity and values that meet it, on meaning of life, culture and protagonism within catholic background
Since we are in Christmas timeI want to ask some presents:
1) to God, to give me his grace to be even more faithful to what he inpires me;
2) To you: if the reflections posted here are helping you to understand your call and mission, help in disclose the blog in your social media. Not only this, but also live like yeas in your daily life, fermenting dough, making the difference once the faith in Jesus Christ ask we do it
Thank you very much!
1 ano de Fermento na Massa
Só tenho a agradecer o prestígio que os leitores e quero reafirmar meu compromisso de trazer reflexões que levem ao questionamento sobre a dignidade e valores que vão ao seu encontro, sentido da vida, cultura e protagonismo dentro do pensamento católico.
Já que estamos na oitava de Natal, gostaria de pedir alguns presentes:
1) a Deus, para que possa me dar a graça de ser cada vez mais fiel ao que Ele me inspira;
2) A você: Se as reflexões postadas aqui estiverem lhe ajudando a entender seu chamado e missão ajude a divulgar o blog em suas redes sociais. Não somente isso, seja como fermento que leveda toda a massa no seu cotidiano fazendo a diferença, como a fé em Jesus Cristo nos pede que façamos.
Muito obrigado!
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Which present would I give away?
What gift would you give to Jesus boy? He doesn't need new clothes or toys, but something that maybe is a little hard to give which is our heart. Our heart so ours, so involved in its will and reasons...
What if stripping of it to give away to the boy King?
Merry Christmas!
Que presente dar?
O que você daria de presente ao menino Jesus? Ele não precisa de roupas novas. Também não precisa de brinquedos, mas precisa de algo que talvez não seja muito fácil de dispor, que é nosso coração, tão nosso, tão possuído por suas vontades e razões...
Que tal nos despojar dele para presentear o menino rei?
Feliz natal!
Que tal nos despojar dele para presentear o menino rei?
Feliz natal!
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Reconciliation
While much is spoken and even encoraged about breaking up relationships, an unexpected TV advertisement surprises talking about reconciliation. A boy buy presents for his divorced parents and gather them in Christmas eve. The Video is unclear about the end of the story, but suggests the drawing of conclusion of the restart of that family.
I thought very interesting and innovative.
Congratulations for the group O Boticário, from Brazil.
Available in Portuguese only
I thought very interesting and innovative.
Congratulations for the group O Boticário, from Brazil.
Available in Portuguese only
Source: O Boticário Channel in Youtube
Reconciliações
Enquanto muito se fala e se incentiva o desfazer das relações conjugais, um inesperado comercial fala de reconciliação, recomeço. Uma criança resolve comprar um presente para os pais divorciados e consegue unir os dois no dia de Natal. O vídeo deixa no ar o fim da história, mas sugere a inferência que pode ser um recomeço daquela família!
Achei muito interessante e inovador.
Parabéns ao grupo O Boticário pela produção!
Achei muito interessante e inovador.
Parabéns ao grupo O Boticário pela produção!
Fonte: canal de O Boticário no Youtube.
sábado, 21 de dezembro de 2013
Is it Christmas?
The other Day
i received a Christmas card, and I was thinking of its sayings. I was given
joy, happiness in these celebration times and mentioned a Christmas Spirit. I
don’t have doubt about the sincerity of who sent me the card, but I was
questioning me if people in fact know what is Christmas. There wasn’t any
mention of Jesus Christ as if he was somebody not to be mentioned because no
one knows who will receive the card so people must avoid chocking each other. Maybe
this wasn’t the case. Anyway, the questioning was made
Am I
celebrating Christmas only because people do it? Do I want to receive the
present, or to have a dinner, the lights, the Christmas tree, or donating some
food and toys for the poor, but I really don’t care with the one who was born?
Let’s
reflec on it. Let’s think of our concepts. And if we draw the conclusion that
we must come back to the original center of this celebration, but we feel
unworthy to welcome him and living it, remember that he was born in a small,
poor and simple place, and that it is in our poverty, simplicity and littleness
that he wishes to be born.
A music to help us to relfect on...
É Natal?
Outro dia fiquei pensando no conteúdo de um cartão de natal que recebi. Me desejou felicidade alegria nesse tempo de festas e falou de um tal de Espírito de Natal. Não duvido da sinceridade dos votos, no entanto, (pra variar) fiquei me perguntando se todos sabem de fato o que é o Natal. No cartão sequer falava de Jesus Cristo. Como se fosse algo que não se deve mencionar por não saber quem vai receber o cartão, para não chocar. De repente não foi nem essa a intenção, mas ficou o questionamento...
Será que eu estou celebrando essa festa porque todo mundo o faz? Será que eu quero o presente, o jantar, quero até dar uma cesta básica ou brinquedo pra alguém mais carente, mas não me importo com o aniversariante?
Reflitamos. Repensemos nossos conceitos. E mesmo que refletindo, cheguemos à conclusão que precisemos retomar o centro dessa festa, que é nosso Senhor Jesus Cristo, mas sintamos que somos indignos para acolhê-lo e bem vivê-la, lembremo-nos que ele nasceu num lugar pequeno, pobre, simples, mas que o acolher, é é na nossa pobreza, simplicidade e até mesmo indignidade que ele deseja nascer.
Uma música pra ajudar na reflexão. Disponível em Inglês
Será que eu estou celebrando essa festa porque todo mundo o faz? Será que eu quero o presente, o jantar, quero até dar uma cesta básica ou brinquedo pra alguém mais carente, mas não me importo com o aniversariante?
Reflitamos. Repensemos nossos conceitos. E mesmo que refletindo, cheguemos à conclusão que precisemos retomar o centro dessa festa, que é nosso Senhor Jesus Cristo, mas sintamos que somos indignos para acolhê-lo e bem vivê-la, lembremo-nos que ele nasceu num lugar pequeno, pobre, simples, mas que o acolher, é é na nossa pobreza, simplicidade e até mesmo indignidade que ele deseja nascer.
Uma música pra ajudar na reflexão. Disponível em Inglês
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Fall
I'm very thoughtful looking back and realize that many things I thought would be forever are gone. People I thought would remain, left. Thoughts I had and I would never think of changing, indeed changed. Although these things, people, thoughts are gone they were important, and we are who we are decause of it. Like leaves that proved by time someday are taken by the wind in the fall, because their mission is accomplished... They were essential however so that the tree stand firm. This happens to us. We are taken by the wind sometimes. Sometimes the wind takes something from us. Below we have a lyric of "Estações" musical by Community Shalom, Brazil. Available in portuguese.
cada passo que eu dou
vejo ao meu redor
folhas que vão ao chão
folhas verdes, folhas secas
folhas vivas mortas,
mortas vivas não
roubadas pelo vento
provadas pelo tempo
arrancadas nesta estação
folhas que outrora nos traziam brilho,
cor, luz e recordação
qual pessoas secas, folhas secas
tudo seco em meu coração
outono chegou
mil folhas levou
mas a esperança restou
esperança sempre viva
vida sempre nova
a nos fazer crescer
surgem novos galhos
vejo ao meu redor
folhas que vão ao chão
folhas verdes, folhas secas
folhas vivas mortas,
mortas vivas não
roubadas pelo vento
provadas pelo tempo
arrancadas nesta estação
folhas que outrora nos traziam brilho,
cor, luz e recordação
qual pessoas secas, folhas secas
tudo seco em meu coração
outono chegou
mil folhas levou
mas a esperança restou
esperança sempre viva
vida sempre nova
a nos fazer crescer
surgem novos galhos
velhos
galhos caem,
nova chance de viver
cair, levantar
perder, recomeçar
mas se tua mão me segurar
eu correrei até voar
subirei apoiado em ti
este vento sopra sempre
cada vez mais forte
nos faz expandir
novos horizontes nascem
leste oeste norte e sul
e o que há de vir
roubou-nos o vento,
provou-nos o tempo
fincada no chão
permanece a raiz
a árvore cresce
e nunca perece
e já se prepara
para a nova estação
nova chance de viver
cair, levantar
perder, recomeçar
mas se tua mão me segurar
eu correrei até voar
subirei apoiado em ti
este vento sopra sempre
cada vez mais forte
nos faz expandir
novos horizontes nascem
leste oeste norte e sul
e o que há de vir
roubou-nos o vento,
provou-nos o tempo
fincada no chão
permanece a raiz
a árvore cresce
e nunca perece
e já se prepara
para a nova estação
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Outono
Fico bastante pensativo olhando pra trás e percebendo que muitas coisas que eu entendia que eram pra sempre ficaram para trás. Pessoas que seriam uma presença constante, passaram. Pensamentos que eu julgava imutáveis, mudaram. Essas coisas, pessoas, pensamentos apesar de terem passado, tiveram sua importância, e somos quem somos por causa também de tudo isso. Como as folhas das árvores, que provadas pelo tempo, um dia, no outono, são levadas pelo vento, pois já cumpriram sua missão...
foram fundamentais no entanto para que a árvore pudesse permanecer... Assim acontece com a gente... às vezes somos levados pelo vento. Outras vezes o vento nos leva algo...
Abaixo uma música no musical "Estações" da Comunidade Shalom
foram fundamentais no entanto para que a árvore pudesse permanecer... Assim acontece com a gente... às vezes somos levados pelo vento. Outras vezes o vento nos leva algo...
Abaixo uma música no musical "Estações" da Comunidade Shalom
cada passo que eu dou
vejo ao meu redor
folhas que vão ao chão
folhas verdes, folhas secas
folhas vivas mortas,
mortas vivas não
roubadas pelo vento
provadas pelo tempo
arrancadas nesta estação
folhas que outrora nos traziam brilho,
cor, luz e recordação
qual pessoas secas, folhas secas
tudo seco em meu coração
outono chegou
mil folhas levou
mas a esperança restou
esperança sempre viva
vida sempre nova
a nos fazer crescer
surgem novos galhos
vejo ao meu redor
folhas que vão ao chão
folhas verdes, folhas secas
folhas vivas mortas,
mortas vivas não
roubadas pelo vento
provadas pelo tempo
arrancadas nesta estação
folhas que outrora nos traziam brilho,
cor, luz e recordação
qual pessoas secas, folhas secas
tudo seco em meu coração
outono chegou
mil folhas levou
mas a esperança restou
esperança sempre viva
vida sempre nova
a nos fazer crescer
surgem novos galhos
velhos
galhos caem,
nova chance de viver
cair, levantar
perder, recomeçar
mas se tua mão me segurar
eu correrei até voar
subirei apoiado em ti
este vento sopra sempre
cada vez mais forte
nos faz expandir
novos horizontes nascem
leste oeste norte e sul
e o que há de vir
roubou-nos o vento,
provou-nos o tempo
fincada no chão
permanece a raiz
a árvore cresce
e nunca perece
e já se prepara
para a nova estação
nova chance de viver
cair, levantar
perder, recomeçar
mas se tua mão me segurar
eu correrei até voar
subirei apoiado em ti
este vento sopra sempre
cada vez mais forte
nos faz expandir
novos horizontes nascem
leste oeste norte e sul
e o que há de vir
roubou-nos o vento,
provou-nos o tempo
fincada no chão
permanece a raiz
a árvore cresce
e nunca perece
e já se prepara
para a nova estação
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
A tribute to a new pentecost
I participated in the Catholic Charismatic renewal for 14 years. I've lived many unforgetable, transforming and uplifting experiences with the Holy Spirit. In Pará state it is celebrated its 40 years. As a good son I wrote the text below which I published in Facebook talking about my gratitude to God for this movement within my beloved Roman Catholic Church
A Tribute to CCR-Pará
I want to write some grateful lines to praise God for the amazing grace that is Catholic Charismatic Renewal in my life. Fifteen years ago I had a personal experience with jesus christ through Prayer Group, where I could feel loved by God and touched by the Holy Spirit, seeing his power acting in the hearts, seeing through his eyes and learned to see the world as He sees. How great were the graces received. How uplifting lived challenges. How pedagogical was God with me giving me faith brothers and friends, who holding my hands, helped me to walk in the path God wanted for me. True friends. I praise God because through CCR i could have a dream of Love for the world in the Renewed Universities Ministry. I wished to become a kingdom professional in the Kingdom Professionals service. Through these experiences I am a lay conscious of my role in the church and in the world as church, willing to correspond to it and believer in the power of Love to win and transform everything. I praise God for the environment provided to question about my vocation, which discernment path i walk in the Catholic Community Shalom, where God has taught me many things and made me fall in love with the charisma. Blessed be God for the 40 years of the CCR in Pará state. Blessed be God for everything I've lived, for all people reached by God and for all people that will be reached. More than that: Blessed be God for all transformations that will happen in the world through the Apostles of the Baptism in the Holy Spirit
Blessed be our Lord Jesus Christ and his Mother Holy Mary
Marcadores:
Amadurecimento,
Catholic church,
Charismatic Renewal,
Igreja Católica,
Lay,
Leigo,
maturation,
Pentecost,
Pentecostes,
Renovação Carismática
Tributo a Um novo Pentecostes
Durante quatorze anos eu participei da Renovção Carismática Católica. Quantas experiências inesquecíveis, edificantes e transformadoras com a pessoa do Espírito Santo. No Estado do Pará, ela completa 40 anos. como bom filho escrevi o texto abaixo publicado no Facebook falando da minha gratidão à Deus por este movimento dentro da minha amada Igreja Católica
Tributo à RCC-Pará
Quero escrever algumas linhas de gratidão para louvar a Deus pela graça que é a Renovação Carismática Católica Belém
na minha vida. Há 15 anos eu tive minha experiência pessoal com Jesus
Cristo no Grupo de Oração, onde pude me sentir amado por Deus, e
experimentar a pessoa do Espírito Santo, ver seu poder agindo nos
corações, ter o olhar moldado por Ele e aprender a ver o mundo com os
olhos dEle. Como foram grandes as graças que recebi, como foram
edificantes os desafios vividos. Como Deus foi pedagógico comigo me
dando grandes irmãos e amigos na fé, que de mãos dadas me ajudaram a
caminhar na via que Deus tinha pra mim. Amigos de verdade. Louvo a Deus
porque através da RCC eu pude sonhar um sonho de Amor para o mundo no Universidades Renovadas Belém , Desejar ser um profissional do reino com o Profissionais do Reino,
e por essas experiências fazerem o leigo que sou hoje, consciente de
seu papel na Igreja e como igreja no mundo, consciente de sua missão,
desejoso de corresponder a ela e crente que o Amor pode vencer e
transformar tudo. Louvo a Deus pelo ambiente proporcionado à mim para me
questionar a respeito da minha vocação, cujo caminho de discernimento
trilho na Comunidade Católica Shalom - Missão Belém, onde Deus têm me ensinado muitas coisas e me maravilhado com esse carisma
Bendito seja Deus pelos 40 anos da RCC Pará. Por tudo o que eu vivi,
por todas as pessoas alcançadas. Por todas as que serão alcançadas. Mais
do que isso: Por toda a transformação que acontecerá no mundo através
dos Apóstolos da Efusão do Espírito Santo! Vida longa aos Carismáticos!
Que venham os próximos 40 anos preparando o caminho do Senhor.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe, Maria Santíssima!
Marcadores:
Amadurecimento,
Catholic church,
Charismatic Renewal,
Igreja Católica,
Lay,
Leigo,
maturation,
Pentecost,
Pentecostes,
Renovação Carismática
O que você achou da JMJ?
Compartilho ainda que atrasado percepções de como foi a JMJ para algumas pessoas que eu estive perto... Sharing some thoughts of people I knew about WYD. available in portuguese only...
"A JMJ pra mim veio como um convite para retomar os passos dentro da Igreja e voltar a participar da vida em comunidade. À princípio havia sido convocada para trabalhar em uma tarefa que me deixou muito orgulhosa - um grande erro; Fui chamada para ser tradutora nos atos centrais e estufei o peito para falar para todos ao meu redor, com muita alegria.
Por providência Divina, não pude comparecer no
primeiro treinamento e depois fiquei sem conseguir remarcar outros.
Acabei pegando outras funções paroquiais e demais em atos centrais.
E como alguém me disse uma vez, em treinamento: "Se precisar lavar uma louça,um banheiro, varrer um chão, faça com o maior amor que tiver dentro de si. Porque não tá fazendo para Igreja ou para o Irmão, está fazendo para Deus. E, ELE tá contado contigo."
E como alguém me disse uma vez, em treinamento: "Se precisar lavar uma louça,um banheiro, varrer um chão, faça com o maior amor que tiver dentro de si. Porque não tá fazendo para Igreja ou para o Irmão, está fazendo para Deus. E, ELE tá contado contigo."
Ser voluntária
foi um presente maravilhoso que recebi e hoje, estufo o peito para
dizer: "FUI VOLUNTÁRIA, PEREGRINA, SERVA e Sou parte da Juventude Papa. "
Luisa Geambastiane Moreira - Voluntária Diocesana, pela Paróquia Santo Sepulcro de Madureira.
"Bem, antes de falar sobre como foi a JMJ,
vale falar que eu não tinha muita ideia do que era uma Jornada Mundial
da Juventude, apenas achei que como catequista e jovem católica eu
precisava ir de qualquer forma, então comecei a pesquisar tudo sobre, e
algumas semanas depois da primeira notícia que surgiu sobre ela, eu vi
que dava pra ser
voluntária, o que me deixou com ainda mais vontade de ir já que gosto
muito de voluntariado. Porém até uns dois meses antes de ir não tinha
certeza se
conseguiria, pois era muito medrosa para sair de minha zona de
conforto, digo que era, pois graças as experiências em Deus que vivi na JMJ não sou mais.
Desde que entrei no ônibus que saía de São Paulo à meia-noite de domingo para segunda (15 de julho) percebi que a JMJ
havia começado e faria algo diferente em mim. Neste ônibus encontrei 10
mexicanos, 2 cubanos, 1 colombiano e 1 brasileiro que iriam ser
voluntários também. Sentei-me ao lado de Rebeca, uma mexicana muito
simpática que conversou muito
comigo durante a viagem e se mostrou
bastante interessada e curiosa para saber como era a fé do povo mais
católico do mundo (sim, no México muitos acreditam que o brasileiro é o
povo mais católico do mundo!), fomos conversando até que algumas das
meninas sacaram de suas bolsas uns livrinhos que na verdade era como uma
liturgia diária deles e ela me explicou que como não puderam ir à missa
no domingo por conta da correria para ir ao Rio, iriam rezar e
acompanhar a missa do dia pelo livro, o que me impressionou, já que o
máximo que eu faria seria me confessar depois, então foi aí que percebi
que a jornada iria causar mudanças em mim e eu deveria me preparar para
elas.
Chegando
ao Rio de Janeiro me tornei tradutora de um idioma que não falava e
guia turística em uma cidade que nunca estive, pois o
sotaque dos cariocas era bem puxado e os hermanos não entendiam nada,
rsrsrs.
Fiz
amizades com pessoas incríveis que com certeza guardarei para sempre em
meu coração, pois essas amizades foram construídas na melhor base que
existe, que é Jesus, e essas amizades foram tão fortes que pareciam ter
15 anos e não 15 dias.
Durante
a estadia com jovens de todo país, percebi que nós, os brasileiros,
éramos muito mais medrosos que os estrangeiros, que saiam pelas
madrugadas sem pestanejar, andavam gritando aos quatro ventos o seu
idioma, a sua nacionalidade e a sua religião, sem nem se preocuparem se
alguém tentaria fazer mal a eles. Foi então que vi que se quisermos
fazer algo de verdade pela Igreja, temos que largar esses medos e essas
inseguranças.
Em
uma de nossas andanças encontramos uma jovem de um país com
pouquíssimos cristãos (2%), onde a principal religião é o islamismo e lá
é CRIME ser católico, e se alguém se quer sonhasse que ela estava na JMJ,
ela seria torturada e morta (por isso descrevo com poucos detalhes,
para assim não acabar dando algum problema para ela), e quando soubemos
que ela poderia até morrer, uma amiga perguntou se ela não tinha medo,
então a jovem respondeu "Não, pois creio em Deus e tenho fé!". Foi nesse
momento que eu fiquei paralisada e comecei a pensar sobre o que eu
faria se no Brasil fosse assim, se eu teria a coragem que ela tem e se
realmente eu era uma Cristã, e foi então a partir desse momento que
prometi pra Deus que iria fazer
o meu melhor para Ele.
A JMJ
trouxe muuuuitas coisas lindas para a minha vida e que se eu fosse
escrever tudo, o texto ficaria gigantesco, mas tudo o que vi e vivi com
certeza levarei gravado em meu coração para sempre. Sei que o texto
ficou grande, mas tentei colocar no menor número de linhas que desse.
Espero que esse testemunho venha a te ajudar no seu post."
Fique com Deus.
Tatiane Rodrigues
sábado, 10 de agosto de 2013
Sob essa mesma cruz... Together under his cross...
"My dear young people, at the conclusion of this Holy Year, I entrust to you the sign of this Jubilee Year: the Cross of Christ! Carry it throughout the world as a symbol of Christ's love for humanity, and announce to everyone that only in the death and resurrection of Christ can we find salvation and redemption" Blessed John Paul II
Being a WYD volunteer- Do What is needed
Being a
volunteer in the WYD is beforehand a God calling. Although it may seems a status,
people who consider this way misunderstood. Who wants to volunteer and believe
that because have the ability to the activity A, B or C and expect to work in
these specific groups. Most of us volunteers, including me, have done that.
When I received the e-mail saying I was chosen to Cinema Group I got upset.
However in the general training, the confirmation message: “If you are a
journalist and youthink you can serve better as a journalist, but you were
asked to give information on the subway, it’s because you are needed there”.
Obviously, I understood this tip. In other words, they wanted to say that God
wanted me to do that. I ask the pardon and went to Cinema training joyfully
because from then I understood that was what god wanted me to do… Here are some
of the cinema group volunteers of the youth festival
Ser voluntário JMJ – Fazer o que é preciso
Ser Voluntário na JMJ é antes de tudo, um chamado de Deus, e
não um privilégio. Apesar de dar a impressão de ser um status, engana-se quem
pensa dessa forma. Engana-se também quem entra no voluntariado, mesmo sabendo que
está a serviço com uma expectativa de que vai pra equipe A, B ou C porque tem
habilidades para essa equipe. Muitos de nós voluntários, inclusive eu, fizemos
isso. Quando recebi meu e-mail com a alocação de cinema... Imaginem minha cara
de decepção. Entretanto, no treinamento Inicial, a mensagem ratificadora: “Se
você é jornalista, e vc acha que serve melhor como jornalista, mas foi escalada
pra dar informações, é porque precisam de você ali...” em outras palavras,
queriam dizer que era o que Deus queria que eu fizesse... Pedi perdão, e fui
para o treinamento do cinema Feliz da vida, porque entendi que era isso que
Deus queria pra mim... Esses são alguns dos amigos voluntários da Equipe de Cinema do Festival da juventude
Assinar:
Postagens (Atom)






