Pensamentos, reflexões, percepções, inquietações, provocações, proposições, análises, especulações, prospeções, sonhos... A Esperança não decepciona (Rm 5, 5)
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
A tribute to a new pentecost
Marcadores:
Amadurecimento,
Catholic church,
Charismatic Renewal,
Igreja Católica,
Lay,
Leigo,
maturation,
Pentecost,
Pentecostes,
Renovação Carismática
Tributo a Um novo Pentecostes
Durante quatorze anos eu participei da Renovção Carismática Católica. Quantas experiências inesquecíveis, edificantes e transformadoras com a pessoa do Espírito Santo. No Estado do Pará, ela completa 40 anos. como bom filho escrevi o texto abaixo publicado no Facebook falando da minha gratidão à Deus por este movimento dentro da minha amada Igreja Católica
Tributo à RCC-Pará
Quero escrever algumas linhas de gratidão para louvar a Deus pela graça que é a Renovação Carismática Católica Belém
na minha vida. Há 15 anos eu tive minha experiência pessoal com Jesus
Cristo no Grupo de Oração, onde pude me sentir amado por Deus, e
experimentar a pessoa do Espírito Santo, ver seu poder agindo nos
corações, ter o olhar moldado por Ele e aprender a ver o mundo com os
olhos dEle. Como foram grandes as graças que recebi, como foram
edificantes os desafios vividos. Como Deus foi pedagógico comigo me
dando grandes irmãos e amigos na fé, que de mãos dadas me ajudaram a
caminhar na via que Deus tinha pra mim. Amigos de verdade. Louvo a Deus
porque através da RCC eu pude sonhar um sonho de Amor para o mundo no Universidades Renovadas Belém , Desejar ser um profissional do reino com o Profissionais do Reino,
e por essas experiências fazerem o leigo que sou hoje, consciente de
seu papel na Igreja e como igreja no mundo, consciente de sua missão,
desejoso de corresponder a ela e crente que o Amor pode vencer e
transformar tudo. Louvo a Deus pelo ambiente proporcionado à mim para me
questionar a respeito da minha vocação, cujo caminho de discernimento
trilho na Comunidade Católica Shalom - Missão Belém, onde Deus têm me ensinado muitas coisas e me maravilhado com esse carisma
Bendito seja Deus pelos 40 anos da RCC Pará. Por tudo o que eu vivi,
por todas as pessoas alcançadas. Por todas as que serão alcançadas. Mais
do que isso: Por toda a transformação que acontecerá no mundo através
dos Apóstolos da Efusão do Espírito Santo! Vida longa aos Carismáticos!
Que venham os próximos 40 anos preparando o caminho do Senhor.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe, Maria Santíssima!
Marcadores:
Amadurecimento,
Catholic church,
Charismatic Renewal,
Igreja Católica,
Lay,
Leigo,
maturation,
Pentecost,
Pentecostes,
Renovação Carismática
O que você achou da JMJ?
Compartilho ainda que atrasado percepções de como foi a JMJ para algumas pessoas que eu estive perto... Sharing some thoughts of people I knew about WYD. available in portuguese only...
"A JMJ pra mim veio como um convite para retomar os passos dentro da Igreja e voltar a participar da vida em comunidade. À princípio havia sido convocada para trabalhar em uma tarefa que me deixou muito orgulhosa - um grande erro; Fui chamada para ser tradutora nos atos centrais e estufei o peito para falar para todos ao meu redor, com muita alegria.
Por providência Divina, não pude comparecer no
primeiro treinamento e depois fiquei sem conseguir remarcar outros.
Acabei pegando outras funções paroquiais e demais em atos centrais.
E como alguém me disse uma vez, em treinamento: "Se precisar lavar uma louça,um banheiro, varrer um chão, faça com o maior amor que tiver dentro de si. Porque não tá fazendo para Igreja ou para o Irmão, está fazendo para Deus. E, ELE tá contado contigo."
E como alguém me disse uma vez, em treinamento: "Se precisar lavar uma louça,um banheiro, varrer um chão, faça com o maior amor que tiver dentro de si. Porque não tá fazendo para Igreja ou para o Irmão, está fazendo para Deus. E, ELE tá contado contigo."
Ser voluntária
foi um presente maravilhoso que recebi e hoje, estufo o peito para
dizer: "FUI VOLUNTÁRIA, PEREGRINA, SERVA e Sou parte da Juventude Papa. "
Luisa Geambastiane Moreira - Voluntária Diocesana, pela Paróquia Santo Sepulcro de Madureira.
"Bem, antes de falar sobre como foi a JMJ,
vale falar que eu não tinha muita ideia do que era uma Jornada Mundial
da Juventude, apenas achei que como catequista e jovem católica eu
precisava ir de qualquer forma, então comecei a pesquisar tudo sobre, e
algumas semanas depois da primeira notícia que surgiu sobre ela, eu vi
que dava pra ser
voluntária, o que me deixou com ainda mais vontade de ir já que gosto
muito de voluntariado. Porém até uns dois meses antes de ir não tinha
certeza se
conseguiria, pois era muito medrosa para sair de minha zona de
conforto, digo que era, pois graças as experiências em Deus que vivi na JMJ não sou mais.
Desde que entrei no ônibus que saía de São Paulo à meia-noite de domingo para segunda (15 de julho) percebi que a JMJ
havia começado e faria algo diferente em mim. Neste ônibus encontrei 10
mexicanos, 2 cubanos, 1 colombiano e 1 brasileiro que iriam ser
voluntários também. Sentei-me ao lado de Rebeca, uma mexicana muito
simpática que conversou muito
comigo durante a viagem e se mostrou
bastante interessada e curiosa para saber como era a fé do povo mais
católico do mundo (sim, no México muitos acreditam que o brasileiro é o
povo mais católico do mundo!), fomos conversando até que algumas das
meninas sacaram de suas bolsas uns livrinhos que na verdade era como uma
liturgia diária deles e ela me explicou que como não puderam ir à missa
no domingo por conta da correria para ir ao Rio, iriam rezar e
acompanhar a missa do dia pelo livro, o que me impressionou, já que o
máximo que eu faria seria me confessar depois, então foi aí que percebi
que a jornada iria causar mudanças em mim e eu deveria me preparar para
elas.
Chegando
ao Rio de Janeiro me tornei tradutora de um idioma que não falava e
guia turística em uma cidade que nunca estive, pois o
sotaque dos cariocas era bem puxado e os hermanos não entendiam nada,
rsrsrs.
Fiz
amizades com pessoas incríveis que com certeza guardarei para sempre em
meu coração, pois essas amizades foram construídas na melhor base que
existe, que é Jesus, e essas amizades foram tão fortes que pareciam ter
15 anos e não 15 dias.
Durante
a estadia com jovens de todo país, percebi que nós, os brasileiros,
éramos muito mais medrosos que os estrangeiros, que saiam pelas
madrugadas sem pestanejar, andavam gritando aos quatro ventos o seu
idioma, a sua nacionalidade e a sua religião, sem nem se preocuparem se
alguém tentaria fazer mal a eles. Foi então que vi que se quisermos
fazer algo de verdade pela Igreja, temos que largar esses medos e essas
inseguranças.
Em
uma de nossas andanças encontramos uma jovem de um país com
pouquíssimos cristãos (2%), onde a principal religião é o islamismo e lá
é CRIME ser católico, e se alguém se quer sonhasse que ela estava na JMJ,
ela seria torturada e morta (por isso descrevo com poucos detalhes,
para assim não acabar dando algum problema para ela), e quando soubemos
que ela poderia até morrer, uma amiga perguntou se ela não tinha medo,
então a jovem respondeu "Não, pois creio em Deus e tenho fé!". Foi nesse
momento que eu fiquei paralisada e comecei a pensar sobre o que eu
faria se no Brasil fosse assim, se eu teria a coragem que ela tem e se
realmente eu era uma Cristã, e foi então a partir desse momento que
prometi pra Deus que iria fazer
o meu melhor para Ele.
A JMJ
trouxe muuuuitas coisas lindas para a minha vida e que se eu fosse
escrever tudo, o texto ficaria gigantesco, mas tudo o que vi e vivi com
certeza levarei gravado em meu coração para sempre. Sei que o texto
ficou grande, mas tentei colocar no menor número de linhas que desse.
Espero que esse testemunho venha a te ajudar no seu post."
Fique com Deus.
Tatiane Rodrigues
Assinar:
Postagens (Atom)