quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A tribute to a new pentecost

I participated in the Catholic Charismatic renewal for 14 years. I've lived many unforgetable, transforming and uplifting experiences with the Holy Spirit. In Pará state it is celebrated its 40 years. As a good son I wrote the text below which I published in Facebook talking about my gratitude to God for this movement within my beloved Roman Catholic Church
 
A Tribute to CCR-Pará
I want to write some grateful lines to praise God for the amazing grace that is Catholic Charismatic Renewal in my life. Fifteen years ago I had a personal experience with jesus christ through Prayer Group, where I could feel loved by God and touched by the Holy Spirit, seeing his power acting in the hearts, seeing through his eyes and learned to see the world as He sees. How great were the graces received. How uplifting lived challenges. How pedagogical was God with me giving me faith brothers and friends, who holding my hands, helped me to walk in the path God wanted for me. True friends. I praise God because through CCR i could have a dream of Love for the world in the Renewed Universities Ministry. I wished to become a kingdom professional in the Kingdom Professionals service. Through these experiences I am a lay conscious of my role in the church and in the world as church, willing to correspond to it and believer in the power of Love to win and transform everything. I praise God for the environment provided to question about my vocation, which discernment path i walk in the Catholic Community Shalom, where God has taught me many things and made me fall in love with the charisma. Blessed be God for the 40 years of the CCR in Pará state. Blessed be God for everything I've lived, for all people reached by God and for all people that will be reached. More than that: Blessed be God for all transformations that will happen in the world through the Apostles of the Baptism in the Holy Spirit
Blessed be our Lord Jesus Christ and his Mother Holy Mary

Tributo a Um novo Pentecostes

Durante quatorze anos eu participei da Renovção Carismática Católica. Quantas experiências inesquecíveis, edificantes e transformadoras com a pessoa do Espírito Santo. No Estado do Pará, ela completa 40 anos. como bom filho escrevi o texto abaixo publicado no Facebook falando da minha gratidão à Deus por este movimento dentro da minha amada Igreja Católica
 
Tributo à RCC-Pará

Quero escrever algumas linhas de gratidão para louvar a Deus pela graça que é a Renovação Carismática Católica Belém na minha vida. Há 15 anos eu tive minha experiência pessoal com Jesus Cristo no Grupo de Oração, onde pude me sentir amado por Deus, e experimentar a pessoa do Espírito Santo, ver seu poder agindo nos corações, ter o olhar moldado por Ele e aprender a ver o mundo com os olhos dEle. Como foram grandes as graças que recebi, como foram edificantes os desafios vividos. Como Deus foi pedagógico comigo me dando grandes irmãos e amigos na fé, que de mãos dadas me ajudaram a caminhar na via que Deus tinha pra mim. Amigos de verdade. Louvo a Deus porque através da RCC eu pude sonhar um sonho de Amor para o mundo no Universidades Renovadas Belém , Desejar ser um profissional do reino com o Profissionais do Reino, e por essas experiências fazerem o leigo que sou hoje, consciente de seu papel na Igreja e como igreja no mundo, consciente de sua missão, desejoso de corresponder a ela e crente que o Amor pode vencer e transformar tudo. Louvo a Deus pelo ambiente proporcionado à mim para me questionar a respeito da minha vocação, cujo caminho de discernimento trilho na Comunidade Católica Shalom - Missão Belém, onde Deus têm me ensinado muitas coisas e me maravilhado com esse carisma
Bendito seja Deus pelos 40 anos da RCC Pará. Por tudo o que eu vivi, por todas as pessoas alcançadas. Por todas as que serão alcançadas. Mais do que isso: Por toda a transformação que acontecerá no mundo através dos Apóstolos da Efusão do Espírito Santo! Vida longa aos Carismáticos! Que venham os próximos 40 anos preparando o caminho do Senhor.
 
 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe, Maria Santíssima!

O que você achou da JMJ?


Compartilho ainda que atrasado percepções de como foi a JMJ para algumas pessoas que eu estive perto... Sharing some thoughts of people I knew about WYD. available in portuguese only...



"A JMJ pra mim veio como um convite para retomar os passos dentro da Igreja e voltar a participar da vida em comunidade. À princípio havia sido convocada para trabalhar em uma tarefa que me deixou muito orgulhosa - um grande erro; Fui chamada para ser tradutora nos atos centrais e estufei o peito para falar para todos ao meu redor, com muita alegria. 
Por providência Divina, não pude comparecer no primeiro treinamento e depois fiquei sem conseguir remarcar outros. Acabei pegando outras funções paroquiais e demais em atos centrais.
E como alguém me disse uma vez, em treinamento: "Se precisar lavar uma louça,um banheiro, varrer um chão, faça com o maior amor que tiver dentro de si. Porque não tá fazendo para Igreja ou para o Irmão, está fazendo para Deus. E, ELE tá contado contigo."
Ser voluntária foi um presente maravilhoso que recebi e hoje, estufo o peito para dizer: "FUI VOLUNTÁRIA, PEREGRINA, SERVA e Sou parte da Juventude Papa. "

Luisa Geambastiane Moreira - Voluntária Diocesana, pela Paróquia Santo Sepulcro de Madureira. 

 
 
 
 
"Bem, antes de falar sobre como foi a JMJ, vale falar que eu não tinha muita ideia do que era uma Jornada Mundial da Juventude, apenas achei que como catequista e jovem católica eu precisava ir de qualquer forma, então comecei a pesquisar tudo sobre, e algumas semanas depois da primeira notícia que surgiu sobre ela, eu vi que dava pra ser voluntária, o que me deixou com ainda mais vontade de ir já que gosto muito de voluntariado. Porém até uns dois meses antes de ir não tinha certeza se conseguiria, pois era muito medrosa para sair de minha zona de conforto, digo que era, pois graças as experiências em Deus que vivi na JMJ não sou mais.

Desde que entrei no ônibus que saía de São Paulo à meia-noite de domingo para segunda (15 de julho) percebi que a JMJ havia começado e faria algo diferente em mim. Neste ônibus encontrei 10 mexicanos, 2 cubanos, 1 colombiano e 1 brasileiro que iriam ser voluntários também. Sentei-me ao lado de Rebeca, uma mexicana muito simpática que conversou muito comigo durante a viagem e se mostrou bastante interessada e curiosa para saber como era a fé do povo mais católico do mundo (sim, no México muitos acreditam que o brasileiro é o povo mais católico do mundo!), fomos conversando até que algumas das meninas sacaram de suas bolsas uns livrinhos que na verdade era como uma liturgia diária deles e ela me explicou que como não puderam ir à missa no domingo por conta da correria para ir ao Rio, iriam rezar e acompanhar a missa do dia pelo livro, o que me impressionou, já que o máximo que eu faria seria me confessar depois, então foi aí que percebi que a jornada iria causar mudanças em mim e eu deveria me preparar para elas.

Chegando ao Rio de Janeiro me tornei tradutora de um idioma que não falava e guia turística em uma cidade que nunca estive, pois o sotaque dos cariocas era bem puxado e os hermanos não entendiam nada, rsrsrs. 

Fiz amizades com pessoas incríveis que com certeza guardarei para sempre em meu coração, pois essas amizades foram construídas na melhor base que existe, que é Jesus, e essas amizades foram tão fortes que pareciam ter 15 anos e não 15 dias.

Durante a estadia com jovens de todo país, percebi que nós, os brasileiros, éramos muito mais medrosos que os estrangeiros, que saiam pelas madrugadas sem pestanejar, andavam gritando aos quatro ventos o seu idioma, a sua nacionalidade e a sua religião, sem nem se preocuparem se alguém tentaria fazer mal a eles. Foi então que vi que se quisermos fazer algo de verdade pela Igreja, temos que largar esses medos e essas inseguranças.

Em uma de nossas andanças encontramos uma jovem de um país com pouquíssimos cristãos (2%), onde a principal religião é o islamismo e lá é CRIME ser católico, e se alguém se quer sonhasse que ela estava na JMJ, ela seria torturada e morta (por isso descrevo com poucos detalhes, para assim não acabar dando algum problema para ela), e quando soubemos que ela poderia até morrer, uma amiga perguntou se ela não tinha medo, então a jovem respondeu "Não, pois creio em Deus e tenho fé!". Foi nesse momento que eu fiquei paralisada e comecei a pensar sobre o que eu faria se no Brasil fosse assim, se eu teria a coragem que ela tem e se realmente eu era uma Cristã, e foi então a partir desse momento que prometi pra Deus que iria fazer o meu melhor para Ele.

A JMJ trouxe muuuuitas coisas lindas para a minha vida e que se eu fosse escrever tudo, o texto ficaria gigantesco, mas tudo o que vi e vivi com certeza levarei gravado em meu coração para sempre. Sei que o texto ficou grande, mas tentei colocar no menor número de linhas que desse. Espero que esse testemunho venha a te ajudar no seu post."

Fique com Deus.
 
Tatiane Rodrigues