quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Escolhas definitivas

"O mundo é mau! As pessoas são más! Por quê se preocupar com ele, se ele não tem jeito? Por que se preocupar com as pessoas se ela não vão mudar? Afinal, pau que nasce torno não se endireita. O jeito é então aproveitar a vida, pessoas, oportunidades sem no entanto se comprometer com nada ou com ninguém. Poupar-se. Evitar todo e qualquer desgaste. Guardar-se. proteger-se de todos os males do mundo. Criar uma bolha de proteção, um mundo particular, onde longe de tudo o que possa ameaçar, possa viver uma vida tranquila e sem preocupações de modo a não enlouquecer pelo medo ou não perder nada."

Talvez esse seja o resumo da regra que de modo por vezes implícito e muitas vezes explícito acompanha a mentalidade dos homens e mulheres feridos. Feridos, só podem desejar proteger-se de tudo o que os machuca.

Por outro lado alguns homens e mulheres experimentaram um tal de Amor de Deus. Sim. Algo abstrato? Não. Algo palpável, concreto, real, que leva a se ver o mundo de modo novo e também fazer uma releitura do mesmo. Conhecer esse amor gera em quem o experimenta um sentimento e uma certeza da impossibilidade de que as pessoas não sejam boas, que elas não podem mudar. Entendem que o mundo tem jeito. Que o que aparentemente nasceu torto, pode endireitar-se, que o poupar-se, evitando o desgaste ou a proteção doentia, ao invés de ser um mecanismo de defesa é um grande veneno, que pouco a pouco consome as pessoas, que acabarão por morrer. Aliás, morrer talvez não seja tão ruim quanto possa parecer dependendo do tipo de morte a que se refere. Morrer para si, por exemplo.

Diante desses desafios e da experiência de um amor totalmente diferente que algumas pessoas sem nenhum merecimento tiveram, e consequentemente tiveram a descoberta de uma nova forma de viver, acontece um desejo de transmitir a outros esse Amor. Tudo então passa a fazer sentido. o que deve ser feito não é feito por uma obrigação, apesar de ela existir. Mas o Amor concede uma nova um novo sentido, e dá com certeza um novo sabor a tal forma que essas pessoas desejam devotar suas vidas na transmissão desse Amor, de tal modo a esquecer de si e do que havia planejado, para falar a todos os homens e mulheres que eles são amados e que o Amor vence tudo! Não somente falar, escolher de um modo definitivo esse modo de viver, certos de que aí está a sua felicidade: De dar-se sem medir, sem reter, sonhando o Sonho de Deus! Morrer para que Deus ali viva. Ser pobre, obediente, casto! Deixar ser configurado na pessoa do seu Senhor. e viver assim para sempre, comprometendo-se, gastando-se, consumindo-se. Viver a grande aventura do Amor!

Sim Pai, não é fácil, mas eu desejo, eu quero, eu vou!

Um comentário: