domingo, 12 de outubro de 2014

Círio: Tempo de recomeçar


Todos já sabem que no círio todos se reencontram, confraternizam, festejam. Alguns chegam a comparar com o Natal haja visto a intensidade da fraternidade vivida nestes tempos. 
Um clima de alegria, e esperança tomam conta do coração do paraense, e dos que por aqui passam. Mas será que esse clima é encontrado somente nos dias que antecedem a procissão e nos dias subsequentes?
Ao longo da procissão, se vê muitas formas de expressar a gratidão pelas graças alcançadas. Alguns que participam da procissão tem uma motivação bem clara. Alguns, nem tanto. Me marcou muito conversar com um jovem que ia na corda em agradecimento à saúde de sua mãe, e que desejava sempre ir na corda em gratidão por essa graça. Esse mesmo jovem, me disse que a uns 5 anos ele começou a participar por curiosidade. Convidado por amigos ele descobriu essa experiência.Em todos, no entanto, um sentimento de pertença.
Ao ver tantos rostos ao longo da procissão, não podemos saber o que está em seus pensamentos e corações. Não é possível saber se estão alegres ou tristes, se estão ansiosos, deprimidos, decepcionados, desesperados, aflitos ou confiantes. Os olhos da Mãe de Deus estão atentos, entretanto, às necessidades dos seus filhos. E não somente no período do círio.
Talvez muitos dos filhos de Nossa Senhora, feridos pela luta diária contra as adversidades da vida e especialmente contra o pecado, tenham cometido muitos erros: Na família, com os amigos, com os cônjuges, namorados, na vida social. Talvez se sintam como o filho pródigo, que distantes, se sintam como que impotentes de uma atitude que possa agradar a Deus.
Eu queria dizer pra você que a partir desse círio, tudo pode ser diferente. O Círio é uma oportunidade de uma vida nova. Uma vida que não acaba depois que terminam os dias da festividade. Nossa Senhora quer conceder aos seus filhos romeiros um encontro com o seu filho Jesus, que é sempre uma novidade 365 dias por ano, ou 366 quando ano bissexto. Dificuldades de quaisquer natureza não são maiores que o Amor e a Misericórdia de Deus. Aproveite esses dias para experimentar esse amor e misericórdia na confissão, na missa, na vida comunitária, etc... porque círio é tempo de recomeçar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário