terça-feira, 4 de junho de 2013

Já estou envolvido...

Belém, 04 de junho de 2013

Essa semana que passou, em alguma emissora de TV passou o filme Titanic, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Achei impressionante que ao assistir, pude fazer uma releitura do filme de acordo com minha mentalidade hoje. Muita coisa, que eu achava legal, já não gostei, e algumas que tinham passado despercebido, nas primeiras vezes que eu assisti (foram várias), já pude notar e achar muito positivo. Lembro da cena que a jovem Rose se dirigia para a popa do navio, e Jack foi observar. Percebendo que ela iria se jogar, ele tentou fazê-la mudar de idéia. Ela, tentando ignorar o rapaz, o mandou embora, quando ele respondeu: "Não posso. Já estou envolvido."

Que atitude corajosa a desse personagem! Ele poderia ter ido embora, afinal de contas ela era livre para tomar suas decisões, mesmo que fossem a prejudicar. Mas ele se recusou, pois estaria sendo cúmplice de um erro, caso a deixasse cometer aquela loucura.


Pensando num contexto mais abrangente, percebemos que nosso país cria leis e projetos que vão contra a dignidade do homem. Muitas. Dos mais variados tipos. Com as mais variadas justificativas, e por causa dos mais variados interesses, dos mais variados grupos. Vemos esses projetos e leis serem como que impostos, e pouca coisa é feita de modo astuto para impedir isso. Bem, talvez as ameaças que se levantem de modo sutil ou deliberado aos opositores desses planos, sejam como o pedido da jovem rose, que diz a Jack, que vá embora. Será que nossa resposta será também: "Não podemos
. Já estamos envolvidos"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário