sexta-feira, 10 de maio de 2013

Otimismo incorrigível...

Belém, 10 de maio de 2013

Hoje cedo eu fiquei muito feliz com um comentário feito por um colega de profissão em um grupo no facebook. Estávamos discutindo a articulação dos colegas pra propor melhorias salariais para nossa profissão. Um dos comentários que ele fez em resposta a uma réplica foi que paulatinamente a articulação entre os colegas está acontecendo. O que mais me chamou a atenção foi que ele se declarou um otimista incorrigível...
Há algum tempo venho pensando nas pessoas e suas motivações para empreender quaisquer coisas que sejam. Inclusive isso foi assunto da postagem "O que tem na sua gaveta?" .
Óbvio: A questão era bem específica. Nosso grupo estava discutindo melhorias para os profissionais farmacêuticos. Articulação exigia no mínimo disponibilidade para conversar e discutir sugestões, vantagens, limitações, etc. Isso pode não ser tão simples considerando várias realidades dos profissionais que poderiam ser limitantes, como família, por exemplo. Mas a construção coletiva das propostas têm resultado em melhorias que vão além do salário em uma das áreas de atuação. Esse colega então compartilhou um pensamento de magnitude bastante ousada: Trabalhar por melhorias de todas as áreas profissionais farmacêuticas. Muito legal.

do blog estrelasparticulares.blogspot.com

Vou tomar o exemplo desse colega e de sua sugestão. Estávamos pensando somente no universo farmacêutico. No entanto, este é somente um dos muitos universos existentes com seus próprios desafios que fazem parte da nossa vida: uns mais fáceis, outros tão desafiadores quanto, outros ainda maiores, talvez vistos como impossíveis de ser transpostos em várias outras áreas da sociedade. Pode deixar a imaginação trabalhar. Educação? Segurança? Trânsito? Meio ambiente? Cidadania? etc? Vamos ficar só a Educação pra ilustrar. Muitos têm filhos, sobrinhos, estudam, e os problemas da educação atingem todo mundo. Será que se os pais, parentes, comunidade se reunissem pra participar e consequentemente melhorar a escola do bairro teríamos um impacto positivo na sociedade? Isso é ser otimista e propositivo. Ou é mais fácil reclamar que a escola do meu filho não é boa, apontar um culpado e se conformar porque as coisas são assim mesmo? Bem... não vou comentar...
Bem, talvez o exemplo não foi muito impactante. É só uma provocação. Mas você pode levantar outras questões da sociedade realmente sérias e fazer questionamentos semelhantes. Podemos escolher viver reclamando, ou bolar formas de mudar as coisas.
O fato é: todos esses desafios, de todas as nuances da vida em sociedade têm solução, que contraditoriamente pode também ser o problema. A solução é você que está lendo esta postagem, quando vc acredita que pode dar algo e realmente o faz. O problema também pode ser você, quando mesmo sabendo que pode fazer algo, se recusa a sair da sua zona de conforto. Qual será a sua decisão?
Segue uma música para refletir... Bem-vindo ao mundo - by Tanlan



Nenhum comentário:

Postar um comentário