sábado, 19 de janeiro de 2013

Farmacêutico: Vida doada

Belém, 19 de Janeiro de 2012

Como falei em post anterior, sou Farmacêutico. Não, não era meu sonho de infância. Também não. Não escolhi esse curso porque reprovei no vestibular pra medicina. Aliás, nunca quis ser médico.
Queria ser cientista de laboratório, mais especificamente, químico. Porque farmácia exigia conhecimentos de química, resolvi escolher um plano B, que acabou virando plano A. Mas isso talvez seja assunto pra uma outra postagem.
Ingressei no curso de Farmácia, e fui conhecendo e descobrindo a beleza da profissão, bem como suas possibilidades. De repente me vi totalmente envolvido. Sim, eu estava no lugar certo.
Passou o tempo, e sete anos se passaram desde que me formei, e ainda hoje me sinto surpreso com tantas possibilidades que minha profissão fornece. Desenvolver medicamentos, prestar atenção farmacêutica, ser analista clínico, trabalhar com cosméticos, indústria, pesquisa, etc. Tudo isso tem o dedo, e principalmente a vida de um farmacêutico


Quando alguém compra um medicamento qualquer, tivemos um farmacêutico que elaborou a especificação do ingrediente ativo, dos excipientes ou veículos e embalagem para ser adquiridos. Tem um farmacêutico testando os produtos pra ver se cumpre com a especificação definida. Tem um farmacêutico na produção desses medicamentos, um que avalia todos os registros. Têm outro na logística, outro no armazenamento e um na dispensação. Muitas vidas doadas em uma simples caixa de medicamento. Assim podemos dizer das vidas dos profissionais de todas as áreas de nossa profissão. E com nossas vidas, ajudamos a construir uma saúde forte.


Fico pensando... o que eu faço hoje têm minha vida, o que cada farmacêutico faz, têm ali a sua vida, têm sacrifícios, renúncias.... E muitas outras vidas serão transformadas por esses trabalhos silenciosos, sacrifícios e renúncias.
Quando eu ingressei no curso eu jamais imaginei o quanto seria feliz. Hoje, eu agradeço a Deus por ter escolhido providencialmente essa linda profissão. Esse é meu trabalho. Essa é minha missão. É aqui que eu quero ficar...
Temos ainda muitos desafios a vencer, muitas não-conformidades que com protagonismo precisamos corrigir, mas tenho certeza que estamos caminhando pra esse rumo. Afinal, essa é nossa vida.

Parabéns a você, Farmacêutico, que com sua vida faz essa profissão!

20 de Janeiro. Dia do Farmacêutico

Um comentário: